Saturday, April 16, 2005

 

today

a flag and a good idea for our future:


http://www.cia.gov/cia/publications/factbook/flags/mc-lgflag.gif


Inicialmente a península de Macau foi habitada por pescadores vindos das províncias de Fukien e Cantão. A palavra chinesa para Macau (“Ou Mun”) significa literalmente “A Porta da Baía”.

Porém, a palavra portuguesa para Macau parece estar relacionada com o culto à deusa “Á-Má” que é venerada em todo o sul da China e um templo a ela dedicado, foi construído à entrada do Porto Interior. A partir sensivelmente desse momento este local passou a ser conhecido por “Á-Má-Gao” (Porto de Á-Má) de onde muito possivelmente a palavra MACAU deriva.

Os portugueses chegaram a Macau entre 1554 e 1557, apesar de já frequentarem os mares do sul da China desde 1513, aquando da viagem de Jorge Álvares, cuja estátua pode ser apreciada no centro da cidade.

Com o acordo dos mandarins locais, os portugueses estabeleceram-se nesta região, criando vários pontos de trocas, tornando-se esta península um lucrativo entreposto no comércio entre a China, o Japão e a Europa; característica esta que se manteve ao longo de séculos. Macau teve assim o papel de porta aberta da China para o exterior, o local de contacto e de cruzamento do Ocidente e do Oriente.

Desta feita, Macau foi desde cedo escolhido pelos missionários para se prepararem para a difusão da Fé Cristã, das ciências e da concepção ocidental do Mundo e da Vida em terras do Extremo Oriente. O famoso “Colégio de S. Paulo” foi em Macau fundado no séc. XVI e é hoje considerado pelos historiadores como tendo sido a primeira “universidade” em moldes ocidentais, criada na Ásia Oriental. Várias personagens de grande renome e que deixaram o seu nome impresso em letras de ouro na História passaram por aqui, tal como Mateus Ricci, Francisco Xavier, e tantos outros, que através das suas acções e actividades contribuíram para um efectivo diálogo inter-civilizacional, que é desde sempre uma das características desta terra.
Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?